Dom Cipriano Chagas, osb

INFÂNCIA

Nome de batismo WAGNER CINTRA CHAGAS.Nasceu, a 13 de fevereiro de 1923, em Passos, Minas Gerais, filho do cirurgião dentista Antônio Rodrigues Chagas e da dona de casa Luíza de Souza Cintra, que tiveram seis filhos.

Aos dez anos de idade, em 1933, Wagner mudou-se para Ribeirão Preto, onde fez o ginásio. Apesar da família espírita vivia entre católicos não praticantes e, por iniciativa própria, procurou preparar-se para a Primeira Comunhão.

JUVENTUDE

Terminado o ginásio voltou para Franca e um ano depois foi para São Paulo, onde formou-se em Contabilidade e Economia na Escola de Comércio Álvares Penteado, prestou concurso para o Banco do Brasil, e se fixou naquela cidade.

Quando o Brasil entrou na II Guerra Mundial, Wagner foi convocado pela FEB, mas não chegou a ser enviado ao campo de batalha.

Em 1946 foi contratado como locutor pela BBC em Londres, Inglaterra do pós-guerra.

DE VOLTA AO BRASIL

De volta ao Brasil, em São Paulo, passou a frequentar o esoterismo, depois a Rosa-Cruz. Fez concurso para a Light, veio para o Rio de Janeiro e frequentou seis meses a umbanda, levado por um colega de trabalho.

Continuando sua busca profissional, fez concurso para fiscal de rendas, em São Paulo. Após ser aprovado e nomeado, voltou para Franca e começou a namorar Rachel Ribeiro Vieira, moça de família católica. Para continuar o namoro teve que assumir o compromisso de se converter ao catolicismo.

Casaram-se em 1954 e tiveram um filho, Eduardo, que, infelizmente, faleceu logo após o nascimento, em junho de 1956.

A partir da perda, quando teve que consolar a esposa e a si mesmo, intensificou sua busca pessoal, lendo e estudando. Acabou influenciado, como ele mesmo diz, por Tomás Merton (1915 -1968 monge trapista, escritor católico do século XX, poeta, ativista social e estudante de religiões comparadas; escreveu mais de setenta livros, a maioria sobre espiritualidade) cujo livro “A montanha dos sete patamares”, sobre Eucaristia e o poder de Cristo na Eucaristia, começou a despertar sua vocação.

Em outubro de 1957, um ano e quatro meses após a morte de Eduardo, Rachel faleceu repentinamente.

NASCIA O MONGE

Levado por um casal de amigos ao Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, decidiu fazer o retiro de Carnaval, orientado por Dom Inácio Accioly, então Abade do mosteiro.

Depois do retiro voltou a Franca, viajou aos Estados Unidos, retornou e, finalmente, se rendeu: entrou para o mosteiro em 1959 e, em 1965 foi ordenado sacerdote, escolhendo o nome de Cipriano.

Imediatamente começou a trabalhar nos Cursilhos de Cristandade. Espírito inquieto, ao sentir a necessidade de dar assistência psicológica e moral às famílias, resolveu fazer o mestrado em Psicologia Pastoral na PUC do Rio de Janeiro e extensão no Instituto Católico de Paris, de 1973 a 1975. Aproveitou para freqüentar aulas sobre Psicanálise, de Lacan, na Universidade de Sorbonne.

Ainda em Paris conheceu a Renovação Carismática na Igreja Saint Sulpice local onde teve sua primeira experiência com os carismas do Espírito Santo.

Em 1976, já de volta ao Rio de Janeiro, funda a Comunidade Emanuel, nos moldes do que tinha visto na França.

Com a missão de evangelizar, curar e libertar as pessoas, no poderoso nome do Senhor Jesus e na experiência dos dons do Espírito Santo, dom Cipriano passa a percorrer todo o país. E, para ampliar o escopo de seu trabalho. Em 1978, a revista Jesus Vive e é o Senhor como veículo de formação, ensino e evangelização em todo o Brasil. Funda a Edições Louva-a-Deus, que já editou suas obras além de livros de vários escritores nacionais e internacionais.
Sempre com objetivo de evangelizar Dom Cipriano publicou mais de 50 livros, e acumula um acervo de mais de 6.000 palestras em áudio.

Além disso, em 1989 assume a Sociedade Providência (instituição educativa, destinada a formação integral de crianças de 03 a 11 anos, buscando seu desenvolvimento intelectual, físico, emocional, cívico e moral, em cursos de Maternal, Jardim de Infância, e Ensino Fundamental, criada em 1936 e que hoje atende a mais de 200 crianças de famílias com renda até três salários mínimos na Escola Dom Cipriano Chagas).

Em 1989 adquire uma área em Teresópolis estabelecendo o Refúgio Nossa Senhora das Graças, local destinado a retiros mais longos da Comunidade Emanuel, situada em Venda Nova ( distrito de Teresópolis) que, além de realizar retiros espirituais, durante 4 anos atendeu à comunidade local com o Curso Básico de Hotelaria.

Em 1999 aluga a Casa Nossa Senhora de Lourdes, no centro de Teresópolis, onde funciona uma central de atendimento de aconselhamento espiritual e oração, missas, adorações ao Santíssimo Sacramento e grupo de Oração.

Em 2005 comemorou 50 anos de sacerdócio no Mosteiro de São Bento.Na ocasião, sua mãe, comemorou seu centenário.

Completamente dedicado à Evangelização, Dom Cipriano tem uma obra importante, fazendo palestras, realizando cursos, organizando grupos de oração. Ou seja, divulgando incansavelmente a espiritualidade da renovação carismática católica.

SUA OBRA

• Comunidade de Aliança Emanuel (Associação Particular de Fiéis Leigos, assim reconhecida por Decreto pela Arquidiocese do Rio de Janeiro);
• Estrutura: Casa Mãe: Casa de Maria e José , Rio de Janeiro – Centro;
• Casa de Retiros: Refúgio Nossa Senhora das Graças; Venda Nova – Distrito de Teresópolis.

AÇÕES DE EVANGELIZAÇÃO

• Missa Em Homenagem A Nossa Senhora Da Rosa Mística, na Igreja Santa Mônica, no Leblon. Essa. Missa já é celebrada desde 1990 sem interrupção.
• Oratório Nossa Senhora De Fátima, construído na praça Nossa Senhora Auxiliadora que fica em frente ao Clube de Regatas do Flamengo, no Leblon, inaugurado em Fevereiro de 1994.
• Festa Da Misericórdia, uma vez por ano, sempre no primeiro domingo depois da Páscoa, realizada sob coordenação da Comunidade Emanuel, e patrocinada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.
• Missas de Cura

LINHA DO TEMPO:

1923 – Nasce em Passos, Minas Gerais;
1925 – Jardim de Infância;
1928 – Muda-se para Restinga;
1933 – Ginásio em Ribeirão Preto;
1945 – Convocado pela FEB;
1946/48 – Contratado pela BBC de Londres;
1949 – Retorno ao Rio;
1954 – Casa-se com Rachel;
1956 – Nascimento e morte do filho, Eduardo;
1957 – Morte da esposa, Rachel;
1958 – Entra no Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro;
1965 – É ordenado padre e adota o nome de Cipriano;
1973 a 1975 – faz estudos no Institut Catholique e psicanálise na Sorbonne, França;
1975 – Conhece a Renovação Carismática na Igreja de Saint Sulpice, em Paris;
1976 – Funda a Comunidade Emanuel;
1977 – Cria a revista Jesus Vive e é o Senhor e funda a Edições Louva-a-Deus;
1989 – É convidado a assumir a Sociedade Providência;
1994 – Lança as fundações do Refúgio Nossa das Graças, casa de retiros da Comunidade Emanuel, situada em Venda Nova, Teresópolis;
2005 – Celebração dos 50 anos de Sacerdócio;
2012 – Fundador e formador da Comunidade Emanuel.

Carrinho de compras
Rolar para cima